Doenças durante a dieta para emagrecer

Pesquisadores brasileiros criam equipamento portátil e de baixo custo capaz de detectar a doença a partir de uma gota de sangue do dedo

Alguns de seus sintomas são tão conhecidos que, quando queremos descrever um jogo ou um espetáculo sem brilho nem intensidade, dizemos que foi anêmico. Isso, claro, porque falta de força, cansaço e desânimo estão associados a esse grave problema de saúde pública global — segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a anemia atinge uma em cada quatro pessoas no mundo. A questão é que esse abatimento e outros sinais de que há algo errado na corrente sanguínea são característicos também de diversos outros males, confundindo o diagnóstico. Para tirar a prova, só com exame de sangue.

Aí surge uma dificuldade: muitas vezes o processo de marcar consulta, receber o pedido do teste, agendar a coleta, obter o laudo e só então voltar ao médico para orientações acaba atrasando e até desestimulando a adesão ao tratamento. E, em lugares distantes e com parcos recursos por esse Brasil afora, a complicação é ainda maior.


Por isso a importância do trabalho vencedor da categoria Saúde e Prevenção do Prêmio SAÚDE 2012. Liderada pelo pediatra Mário Maia Bracco, uma equipe avaliou um aparelho que acusa na mesma hora se a pessoa está sofrendo de anemia. A primeira fase de validação do hemoglobinômetro batizado de Agabe se deu no Centro Assistencial Cruz de Malta, na zona sul da capital paulista, onde Bracco era coordenador médico. Ali, mais de 100 crianças entre 4 e 6 anos tiveram o sangue examinado pelo Agabe, por uma versão similar sueca e pelo teste convencional de laboratório. E os resultados mostraram a eficácia e a agilidade do projeto nacional, bem mais barato que o importado da Escandinávia. Quer ler mais sobre emagrecimento? Saiba mais aqui.

Para entender como ele funciona, é preciso antes saber um pouco mais sobre a doença que ele denuncia. A anemia aparece quando a quantidade de hemoglobina no líquido vermelho está abaixo do nível normal por falta de nutrientes como zinco, vitaminas ou proteínas. O tipo mais comum, porém, é a ferropriva, cujo nome já entrega a grande vilã: a deficiência de ferro. Esse mineral é essencial porque está diretamente ligado à produção de hemácias e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo (veja ao lado como o processo acontece).